Alimentação no doente oncológico

A alimentação adequada no doente oncológico é um aspecto muito importante para manter um Índice de Massa Corporal (IMC) adequado, de forma a evitar a desnutrição. Existem tabelas na internet que permitem rapidamente calcular este valor, que também se obtém facilmente dividindo o peso corporal pela altura. Considera-se que existe Desnutrição quando o IMC está abaixo de 18,5. Iremos progressivamente dando algumas dicas de forma a manter um peso saudável.

 

TABELA DE RESULTADOS

 IMC  Categoria
 Abaixo de 18,5  Subnutrição
 18,5 – 24,9  Peso saudável
 25,0 – 29,9  Excesso de peso
 30,0 – 34,9  Obesidade Grau I
 35,0 – 39,9  Obesidade Grau II
 40,0 e acima  Obesidade Grau III

 

DICAS

alimentacao21- Durante a quimioterapia se tiver falta de apetite (anorexia) pode recorrer ao seu prato preferido as vezes que lhe apetecer. Mas atenção: nunca o faça se estiver enjoado ou com vómitos porque pode“queimar” essa alternativa.

 

 

 

 

 

 

alimentacao32 – Nos períodos de quimioterapia é importante manter uma boa hidratação. Normalmente aconselha-sea beber água em maior quantidade. Mas se não for um apreciador pode sempre substituir a água simples por tisanas. As tisanas são infusões de ervas frescas ou secas e, tal como o chá, são muito agradáveis e permitem uma grande escolha.

 

 

 

 

 

alimentacao43 – As gelatinas são sobretudos consumidas no Verão. Mas são boas em qualquer época do ano. Podem comer-se na forma de doces ou nalgumas receitas salgadas. As gelatinas de frutas são fundamentalmente água e são portanto uma boa forma de hidratação, sendo fáceis de ingerir pela sua consistência e muito agradáveis.